Copa do Brasil 2013 – Como Vai Funcionar? « Futebol Piada

Copa do Brasil 2013 – Como Vai Funcionar?

Hoje começa a segunda fase da Copa do Brasil, competição que passa por muitas mudanças em sua edição de 2013. O que mudou, como ela está funcionando? Vamos lá.

Copa do Brasil 2013 - Como Vai Funcionar?


Em primeiro lugar, a competição sofreu um inchaço de clubes participantes: no total são 86, sendo 80 nas fases preliminares e mais os 6 que estão disputando a Libertadores. Aqui, um adendo: na realidade um dos clubes da Libertadores, o São Paulo, não participa da Copa do Brasil, já que está garantido na Sul-Americana por ter sido o último campeão desse torneio. No seu lugar está o Vasco, por conta da classificação no Brasileirão 2012. Vasco, Grêmio, Palmeiras, Corinthians, Fluminense e Atlético-MG entram direto na fase de oitavas de final.

A Primeira Fase contou com a participação de 80 clubes, que tiveram seus confrontos sorteados, observando os critérios de ranking da CBF. O time melhor ranqueado fazia a 1ª partida fora de casa, e caso vencesse por dois ou mais gols de diferença, eliminava o jogo de volta. Como de costume, tivemos confrontos bastante desparelhos, e algumas poucas surpresas ocorreram. Dentre elas, destaque para as eliminações dentro de casa de Paraná, São Caetano, Portuguesa, Náutico e Guarani, times mais tradicionais, respectivamente para São Bernardo, Arapongas, Naviraiense, Crac e Confiança, times menos conhecidos. Por conta de um processo judicial, o confronto entre Sousa-PB e Coritiba só começará agora, indicando seu vencedor no próximo dia 8/5, caso o Coxa não elimine o jogo da volta.

Sousa-PB e Coritiba - Copa do Brasil

A Segunda Fase traz 40 clubes e ainda poucos confrontos interessantes. Podemos destacar os confrontos entre Santa Cruz x Inter, América-MG x Avaí, ABC x Sport, América-RN x Atlético-PR e Bragantino x Ponte Preta. O critério de eliminação do jogo de volta segue valendo, e deveremos ter algumas eliminações sob essa condição.

Na Terceira Fase, poderemos ter alguns confrontos um pouco mais interessantes, agora já sem o critério de eliminação. Flamengo x Ceará, Inter x Avaí, Goiás x Sport, Criciúma x Vitória e Bahia x Fortaleza são alguns exemplos nesse sentido. Esta fase indicará 10 clubes, que irão se juntar aos 6 times da Libertadores na fase de oitavas de final.

Nas oitavas, os confrontos serão definidos através de sorteio, que irá indicar o chaveamento até as finais. A competição ocorre durante todo o ano, outra mudança significativa desta edição. Dessa forma, aquele chavão de “atalho mais curto para a Libertadores” já não serve para a Copa do Brasil. Se isso será bom ou ruim, só o tempo irá nos dizer.

E Agora, quem você acha que levará essa Copa do Brasil 2013? Deixe o seu comentário!


Por: Fred Silveira

Gostou? Curta nossa fan page ;)

Compartilhe este post:

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Publicidade
Categorias
Curta Já!
Nossa antiga fanpage com mais de 139 mil fãs foi "gentilmente" deletada pelo Facebook. Motivo: Muito FeedBack negativo. Agora me diz, quando uma página de humor sobre futebol não terá feedback negativo? Ninguém gosta de ver seu time sendo zoado, e sempre tem aqueles que, mesmo sabendo que o blog zoa TODOS OS TIMES em má fase e as vezes até em boa fase, vão lá e denunciam. Fazer o que. Nos resta pedir para curtirem nossa nova fanpage. Contamos com vocês!
Outros posts


© Todos os direitos reservados - 2012 | Futebol Piada

Design por Osmar Mesquita | Programado por Fior.in